Linhas de Pesquisa

Geologia Ambiental

ANALISE MULTITEMPORAL E RISCOS GEOLÓGICOS: Mapeamento de índices de segurança em vertentes, previsões de escorregamento, mapeamento de zonas de saturação e processos erosivos, inundações em áreas rurais e urbano-industriais.

EVOLUCAO, DINÂMICA E RECURSOS COSTEIROS: Dinâmica de ambientes costeiros, planejamento e gestão de áreas costeiras, Quaternário costeiro, movimento das massas d'água em áreas costeiras, transporte de propriedades de água em zonas costeiras, mudanças climáticas e poluição em áreas costeiras.

GEOCONSERVAÇÃO E PATRIMÔNIO GEOLÓGICO: Geodiversidade, patrimônio natural e geológico, geossítios. Geoconservação: identificação, caracterização, avaliação, conservação e gestão de elementos da geodiversidade. Geoturismo. Geoparques e rede global de geoparques. Políticas de conservação da natureza e de ordenamento do território. Geoconservação no Brasil, estado atual e perspectivas.

RECURSOS HIDRICOS: Águas subterrâneas, avaliação e gestão de bacias hidrográficas, geofísica aplicada à exploração de águas subterrâneas, hidroquímica, monitoramento e conservação de aquíferos.

Geologia Exploratória

ANALISE DE BACIAS SEDIMENTARES: Investiga a origem e evolução de bacias sedimentares em diferentes contextos geodinâmicos, bem como os fatores que controlam a gênese e distribuição de recursos minerais e energéticos, mediante a integração de conhecimentos em sedimentologia, estratigrafia, paleontologia, petrologia, geologia estrutural, geofísica e geoquímica. Aborda aspectos da tectônica formadora e modificadora, dos padrões de sedimentação, da arquitetura estratigráfica, dos processos diagenéticos, do magmatismo e contexto paleogeográfico.

ANALISE DE DEPOSITOS MINERAIS: Tem como escopo a compreensão dos processos genéticos, a descoberta (prospecção e pesquisa mineral), o dimensionamento (cubagem), a avaliação (determinação do valor econômico) e o aproveitamento (lavra e utilizações) de concentrações naturais de minerais que são ou possam ser úteis à sociedade. A Análise de Depósitos Minerais envolve o estudo de concentrações naturais (ou depósitos minerais) de substâncias metálicas (p.ex. ferro, alumínio, ouro, urânio, cobre etc.), não metálicas (p.ex. diamante, argilas, calcário, rochas de revestimento e ornamentais etc.) e combustíveis fósseis (p.ex. carvão mineral, turfa etc.), mediante a utilização de métodos como petrologia (ígnea, metamórfica e sedimentar), sedimentologia, metalogenia, geofísica, geoquímica, geologia estrutural e geologia isotópica.

EVOLUCAO CRUSTAL: Estudo de processos endógenos de escala regional e semi-regional visando compreender processos de deformação, avaliar a origem e evolução de magmas ácidos e básicos e reconstituir a história geológica de terrenos tectônicos por meio da aplicação de cartografia geológica, sensoriamento remoto, análise estrutural e microestrutural, petrologia, geoquímica, geocronologia e geofísica.

Horário de Atendimento da Secretaria: Segunda à Sexta, das 09:00 hs às 12:00 hs e das 13:00 hs às 16:00 hs
Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências da Terra - Programa de Pós-Graduação em Geologia
Caixa Postal 19.001 - Cep 81531-980 - FONE (41) 3361-3365
posgeol@ufpr.br - posgeolufpr@gmail.com
Centro Politécnico - Jardim das Américas - Curitiba - Paraná - Brasil